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quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Gabaritos

Verifique agora o seu desempenho. 

Mas resolva a questões antes de conferir o gabarito.




Gabarito das questões sobre Linguagem Verbal e Não Verbal
(Postagem de 23 de março de 2013)
1- B     2- A     3- C     4- E     5- C

Gabarito da Prova do TRT de 2012
(Postagem de 20 de março de 2013)

1- E     2- C     3- D     4- A    5- B     6- E     7- A     8- B      9- A   10- C
Em breve, os comentários de cada questão.

Gabarito da Prova da UEPA
Texto: Netiqueta - A elegância no mundo digital
(Postagem do dia 28 de novembro de 2012)

1- C     2-B     3- E     4- A     5- D     6- D     7- A

Prova Elaborada pela UEPA


Leia com atenção o Texto I para responder às questões de 1 a 7.
Texto I
Netiqueta – a elegância no mundo digital

E-mails, mensagens de texto, chats, redes sociais, serviços de conferência (Webex, Skype, Link), sistemas de comunicação com imagem, mobile gadgets... num curto espaço de tempo fomos agraciados com inúmeras novas alternativas para comunicação a distância com pouca ou nenhuma preparação para isso.
As novas plataformas e gadgets que surgiram nos últimos 15 anos, em ritmo exponencial, requerem atenção. Os protocolos de comunicação ainda não estão universalmente estabelecidos e pequenos deslizes podem prejudicar um relacionamento ou custar seu emprego.
Embora o número de causas trabalhistas fundamentadas por componentes digitais esteja crescendo (questões sobre uso do celular e do e-mail da empresa, bem como discussões sobre a privacidade digital tem dado trabalho aos juízes), não chega aos pés dos problemas de relacionamento pessoais e profissionais que a falta de “educação digital” vem gerando no ambiente de trabalho.
O que as pessoas pensam quando você escreve um e-mail longo, utiliza palavras em letras maiúsculas chamando a atenção para o que considera importante, utiliza cores para diferenciar assuntos no texto e anexa arquivos grandes? E quando envia mensagens curtas, diretas, informais e com abreviações? Que roupa deve utilizar quando faz uma conferência de trabalho via Skype às 22h em sua casa? Deve ligar a webcam ou não?
Seu chefe convida você para ser seu amigo no Facebook. Pode recusar? E o que você acha de convidar seu subordinado? Aquele pequeno atraso de 5 ou 10 minutos para chegar à sala de reunião, tão típico dos profissionais mais flexíveis em seus conceitos de respeito aos colegas, é tolerável numa conferência digital?
Utilizar seu dispositivo móvel para responder mensagens durante uma reunião posiciona você como um profissional conectado e multitarefa ou atesta seu desinteresse pelo assunto e desrespeito aos demais participantes?(...)
Postagens no Facebook, Foursquare, Instagram e Twitter durante o horário normal de trabalho são consideradas positivas? Isso depende da sua posição na empresa e do conteúdo das postagens? Sua “persona” profissional deve ser diferente da privada no mundo digital? É adequado ter um e-mail diferente para mensagens pessoais?
Você deve pedir autorização aos presentes antes de tirar uma foto com seu celular e postá-la em alguma rede social informando onde está e com quem está?
Já parou para pensar que tudo aquilo que transita pelo mundo digital pode ser copiado e reproduzido sem sua autorização? O e-mail que você mandou hoje poderá estar na primeira página do jornal de amanhã. Ou mesmo um “print” de tela da sua conversa (incluindo imagens) com qualquer pessoa, fora do contexto original, pode ser “compartilhado” com o mundo.
E, diferentemente do que acontece com uma edição de um jornal, qualquer coisa postada na internet ficará lá para sempre, sendo replicada nas bases de dados dos mecanismos de busca e apresentada para os internautas cada vez que alguém digitar seu nome num browser.
“Etiqueta” está relacionada com respeito, gentileza, comunicação e percepção. No mundo digital, depende de algum conhecimento básico de tecnologia. Os códigos variam de país para país, de tribo para tribo e de plataforma para plataforma, mas algumas coisas são mais óbvias e universais.
Você liga para o celular do seu amigo e ele informa logo no início da conversa que está no exterior: desligue o mais rápido possível, pois é ele quem está pagando o roaming internacional (caríssimo). Sugira enviar um e-mail, conectar-se por telefonia IP ou, simplesmente, conversar na volta.
Muitas empresas definem políticas para o uso dos recursos digitais disponibilizados aos funcionários. Mas mesmo quando isso não acontece, o endereço de e-mail da empresa deve ser utilizado prioritariamente para assuntos profissionais, claro que, para uma pessoa socialmente saudável, essa distinção entre profissional e pessoal nem sempre é clara.
Em diferentes graus, acabamos estabelecendo relacionamentos com colegas de escritório, clientes e fornecedores. Enviar um e-mail para seu companheiro de trabalho tratando de um tema profissional e ter que enviar outro, separadamente e com endereço diferente, só para confirmar a hora de encontro para o almoço, no mínimo, estranho. Mas tenha sempre em mente que o endereço de e-mail da empresa equivale ao seu “papel timbrado” (aquela folha com a logomarca e o endereço). Aquilo que você não escreveria num papel timbrado de sua empresa não deve ser enviado pelo e-mail da empresa(...)
Existe uma escala implícita de formalidade na comunicação digital, começando pelas mensagens de texto (SMS) e twites, passando por postagens em blogs ou micro-blogs e chats, chegando ao e-mail e, um passo mais a frente, aos documentos necessariamente mais formais como políticas da empresa, descrições de procedimentos, papers acadêmicos e contratos, de certa forma equivalente à vida fora do mundo digital(...)
E-mail é uma combinação de carta, memorando e bilhete. A linguagem mais adequada depende da pessoa que irá receber e do tema que está sendo tratado, e pode variar de país para país. No ambiente de trabalho brasileiro, ir direto ao ponto e sumarizar o tema em meia página de e-mail é sinal de objetividade. Em Portugal e em vários países da América Latina, é rude iniciar um e-mail sem alguma “mesura” e ser muito direto e sintético é percebido como agressividade.
Muitas empresas já identificaram a importância do tema e incluem a “netiqueta” em seus programas de treinamento, através de palestras de consultores e/ou, eventualmente, publicando um manual de orientação. O investimento vale a pena.
(Ferrari, Flavio. http://br.educacao.yahoo.net/conteudo.aspx? titulo=Netiqueta+%e2%80%93+a+eleg%c3%a2ncia+no+ mundo+digital. Postado em 15/05/2012. Acessado em 17/05/2012)

01.  (UEPA) A ideia central do texto encontra-se na seguinte frase:
a)     E-mails, mensagens de texto, chats, redes sociais, serviços de conferência (Webex, Skype, Link), sistemas de comunicação com imagem, mobile gadgets... num curto espaço de tempo fomos agraciados com inúmeras novas alternativas para comunicação a distância com pouca ou nenhuma preparação para isso.
b)    E, diferentemente do que acontece com uma edição de um jornal, qualquer coisa postada na internet ficará lá para sempre, sendo replicada nas bases de dados dos mecanismos de busca e apresentada para os internautas cada vez que alguém digitar seu nome num browser.
c)     “Etiqueta” está relacionada com respeito, gentileza, comunicação e percepção. No mundo digital, depende de algum conhecimento básico de tecnologia. Os códigos variam de país para país, de tribo para tribo e de plataforma para plataforma, mas algumas coisas são mais óbvias e universais.
d)    Você liga para o celular do seu amigo e ele informa logo no início da conversa que está no exterior: desligue o mais rápido possível, pois é ele quem está pagando o roaming internacional (caríssimo). Sugira enviar um e-mail, conectar-se por telefonia IP ou, simplesmente, conversar na volta.
e)     Muitas empresas já identificaram a importância do tema e incluem a “netiqueta” em seus programas de treinamento, através de palestras de consultores e/ou, eventualmente, publicando um manual de orientação. O investimento vale a pena.

02.  (UEPA) “Etiqueta” está relacionada com respeito, gentileza, comunicação e percepção".
O emprego das aspas na expressão transcrita acima indica:
a)     intenção irônica embutida no comentário do autor do texto.
b)    reprodução exata do termo usado fora do mundo digital.
c)     uso de expressão fora de contexto, num mesmo parágrafo.
d)    pausa maior, necessária dentro de um período bastante longo.
e)     conclusão coerente das ideias apresentadas anteriormente.

03.  (UEPA) Sobre o 1º. parágrafo do Texto I , considere as afirmativas abaixo:
    I.  O autor defende a ideia de que os novos e inúmeros sistemas de comunicação trouxeram uma série de vantagens, mas também o agravante de um cenário com uma leva considerável de analfabetos digitais.
   II.  Há no parágrafo um rol de produtos que comprovam haver uma ampliação do universo digital, encurtando distâncias.
  III.  Está implícita a constatação de que esses novos sistemas não são suficientes diante dos desafios impostos pela complexidade do mundo moderno.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:
a)     I                 c) I e III             e) I, II e III
b)    I e II            d) II e III

04.  (UEPA) A escala implícita de formalidade na comunicação digital começa pelos (as):
a)     mensagens de texto (SMS) e twites, blogs ou micro-blogs e chats, e-mail.
b)    códigos que variam de país para país, de tribo para tribo e de plataforma para plataforma.
c)     e-mails, carta, memorando e bilhete.
d)    novas plataformas e gadgets que surgiram nos últimos 15 anos, em ritmo exponencial.
e)     programas de treinamento, palestras e manual de orientação.

05.  (UEPA) No Texto I, fica evidente que:
a)     a os protocolos de comunicação estão universalmente estabelecidos e pequenos deslizes podem prejudicar um relacionamento.
b)    b aquilo que você não escreveria num papel timbrado de sua empresa pode ser enviado pelo e-mail da empresa.
c)     c no ambiente de trabalho brasileiro, e em vários países da América Latina, ir direto ao ponto e sumarizar o tema em meia página de e-mail é sinal de objetividade.
d)    d existe uma escala implícita de formalidade na comunicação digital, de certa forma equivalente à vida fora do mundo digital.
e)     e nenhuma empresa ainda definiu políticas para o uso dos recursos digitais disponibilizados aos funcionários.

06.  (UEPA) O que as pessoas pensam quando você escreve um e-mail longo, utiliza palavras em letras maiúsculas chamando a atenção para o que considera importante, utiliza cores para diferenciar assuntos no texto e anexa arquivos grandes? E quando envia mensagens curtas, diretas, informais e com abreviações? Que roupa deve utilizar quando faz uma conferência de trabalho via Skype às 22h em sua casa? Deve ligar a webcam ou não?
O emprego das formas verbais grifadas acima indica, no contexto:
a)     certeza                               d) fato habitual
b)    situação passada               e) ação presente
c)     hipótese

07.  (UEPA) Considerando-se o desenvolvimento textual, é correto afirmar que:
a)     no 3º parágrafo apresentam-se as razões que levaram o autor a tratar do assunto em questão.
b)    as conclusões apresentadas no último parágrafo mostram coerência com os argumentos apresentados ao longo do texto.
c)     as interrogações presentes ao longo do texto não apresentam nenhuma relação relevante com a temática nele discutida.
d)    o 1º parágrafo não apresenta o assunto que vai ser exposto nos demais, ficando assim deslocado do texto.
e)     o texto é repetitivo, nada havendo de acréscimo às informações constantes do 1º parágrafo, que são retomadas nos seguintes.

domingo, 18 de novembro de 2012

Comentário sobre a Prova do CESUPA 2013-I

Texto para as questões 5 e 6

Questão 5

Escrever errado
Aos que não entendem a essência da linguagem virtual deturpada, de escrever corretamente a maioria dos usuários é capaz. A deturpação da linguagem é sustentada pela facilidade (abreviações e modificações ortográficas), falta de necessidade (por que diferenciar o porquê do por quê se a mensagem é a mesma?) e a ironia (se posso fazer do jeito que quero, por que fazer nos padrões impostos?).
(Ah Valentino, Galileu, setembro de 2012)

Observando a construção do módulo “de escrever corretamente a maioria dos usuário é capaz”, percebe-se uma inversão na ordem dos elementos constituintes:

A) O deslocamento do sujeito
B) O adjunto adverbial posposto ao verbo.
C) O predicativo anteposto ao verbo
D) O deslocamento do complemento da palavra capaz.


Comentário:
O trecho mencionado na questão está invertido, como informa a própria questão. Reorganizando-o na ordem direta, teríamos: "a maioria dos usuários (sujeito) é (verbo de ligação) capaz (predicativo do sujeito) de escrever corretamente (complemento nominal de capaz). O que define a letra D como a correta.

Questão 6

A função da linguagem predominante no texto está inscrita em
A) referencial
B) fática
C) metalinguística
D) conativa


Comentário:
O autor do texto utiliza a linguagem para tratar da própria linguagem. Definindo a metalinguagem como alternativa correta.


Dicas de Português - Gabarito do Teste 3

Massa 'agradece' Hamilton com tapa após acidente

Com um forte tapa no ombro e a frase "Bom trabalho, hein, bom trabalho", Felipe Massa interrompeu uma entrevista que Lewis Hamilton concedia após a corrida de ontem para "agradecer" ao piloto inglês, que respondeu: "Não encosta em mim".

O caso acima é curioso: a regência do verbo “agradecer” está incorreta no título, mas correta no lide. Tanto se pode pensar que a hesitação foi fruto da dúvida como se pode imaginar que a preposição foi dispensada no título por falta de espaço.

As pessoas agradecem alguma coisa (um presente, um elogio, um convite) a alguém (pessoa, instituição etc.). Essa é a regência original do verbo “agradecer”, que, entretanto, já admite a variação “agradecer a alguém por alguma coisa”.

Temos, portanto, duas construções corretas: “Fulano agradeceu o convite a beltrano”, “Fulano agradeceu a beltrano pelo convite”. Em nenhuma hipótese o complemento de pessoa prescinde de preposição.

Assim, Massa pode agradecer a Hamilton por alguma coisa ou agradecer alguma coisa a Hamilton. De qualquer forma, a preposição “a” deve anteceder o nome do destinatário da ação (a pessoa a quem se agradece algo).

Assim:

Massa 'agradece' a Hamilton com tapa após acidente


Análise feita por Thaís Nicoleti