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domingo, 31 de março de 2013

Teste seu conhecimento gramatical - Gabarito / Objetivas

Questão 1 (conhecimentos cobrados: transitividade verbal, crase, forma verbal, concordância verbal)

Letra D

Comentários
Alternativa A: 
O pronome "lhe", retomando "direitos humanos", torna-se inadequado, tendo em vista o fato de o verbo "justificar" ser transitivo direto (quem justifica, justifica algo); além disso, torna-se necessária uma crase na penúltima linha em "passar á ação", deixando claro o sentido do verbo passar através da regência.

Alternativa B:
O verbo "intervim" deve ser substituído por sua respectiva forma de infinitivo "intervir".

Alternativa C:
O trecho "são componentes" concorda com "a igualdade e a justiça", quando, na verdade, a "justiça fiscal" é componente (e não são componentes) da "justiça social".

Alternativa E:
Os termos "precisam" e "iguais" têm "o sacrifício econômico e financeiro" como referencial, o que os obriga a mudarem para "precisa" e "igual", respectivamente, já que o núcleo é sacrifício (singular).

sábado, 30 de março de 2013

Gabarito - Orações adjetivas - discursivas


1.
a. I.só aquele que se considera racional
    II. todos são homens racionais

b. I. afirma que o irmão mora em Roma
    II. só para aquele irmão que mora em Roma

c. I. só aqueles que gostam de dançar
   II. todos se divertiram muito

d. I. só o circo antecipou
   II.o circo de cavalinhos por alguma razão antecipou

2. Transforme o adjetivo em uma oração adjetiva:
a. O professor, que facilita, ajuda os alunos nos conteúdos.

b. As quatro amigas e o jeans que viajam, rodaram o mundo!

c. O aluno, que pensa, é diferente do aluno reprodutor de ideias.

d. Todas as pessoas que são simpatizantes da Língua Portuguesa, por favor, dirijam-se ao teatro!

e. Você é um dos poucos alunos que eu conheço.

f. Homens e mulheres, que são fumam, vivem pouco.

g. Admiro pessoas que se esforçam.


sexta-feira, 29 de março de 2013

Gabarito - Questões discursivas - Orações Substantivas

Classifique as orações substantivas destacadas:
a) "Eu sei que a poesia está para a prosa / Assim como o amor está para a amizade." (Caetano Veloso)
R= objetiva direta

b) "Bem se vê que és um selvagem." (Coelho Neto)
R= subjetiva

c) "... tenho certeza de que eu representaria uma fuga imperdoável ao destino simplesmente humano..." (Clarice Lispector)
R= completiva nominal

d) "Também é bom que o estado de graça demore um pouco." (Clarice Lispector)
R= subetiva

e) "O compositor me disse / Que eu cantasse distraidamente essa canção." (Gilberto Gil)
R= objetiva direta

f) Acontece, também, que Pé-de-Meia não quer saber de histórias." (Mário Palmério)

g) "É verdade que estamos morrendo todos os dias insensivelmente " (Cecília Meireles)
R= subjetiva

h) "Seus olhos doces nada disseram, mas ainda assim convenci-me de que era esse o problema. (Orígenes Lessa)
R= objetiva indireta

i) "Os ornitólogos devem saber se isso é caso comum ou raro." (Cecília Meireles)
R= objetiva direta

j) "E no entanto, eu estava certa de que ninguém subira." (Dinah)
R= completiva nominal

k) "Não sei por que os menisnos gostavam tanto das máquinas." (José Lins)
R= objetiva direta

l) "Mas a verdade é que você faz um papel subalterno." (Machado de Assis)
R= predicativa

domingo, 24 de março de 2013

Regência Verbal - Exercícios - Gabarito

EXERCÍCIO

01- Leia esta tira:

No 2º e no 3º quadrinhos da tira, a regência do verbo lembrar está em desacordo com a variedade padrão. Reescreva as frases em que isso ocorre, empregando, de acordo com as regras gramaticais, o verbo lembrar como:
a)transitivo indireto, com o pronome.
Eles nunca se lembram de uma data importante.

Lembro-me do dia de nossa primeira briga feia.

b)transitivo direto, sem o pronome.
Eles nunca lembram uma data importante.

Lembro o dia de nossa primeira briga feia.

02- Considere as duas ocorrências do verbo assistir neste trecho de notícia de jornal:

“Ontem, pela primeira vez na história, os argentinos teriam de pagar para assistir a uma partida de sua seleção. Só assistiria a partida entre Argentina e Chile quem tivesse assinatura da TV paga.”

a) Qual o sentido de assistir nesse trecho?
Sentido de ver, presenciar.

b) Numa das ocorrências, o redator empregou esse verbo de acordo com a norma culta; na outra não. Justifique essa afirmação.
Na primeira frase, o redator empregou corretamente o verbo assistir, mas na segunda frase está incorreta, já que o verbo assistir com sentido de ver rege a preposição A.



c) Reescreva a passagem incorreta, adequando-a aos padrões da língua culta.
“...assistiria à partida...”

01- (UFPA) Assinale a alternativa que contém as respostas corretas.

I. Visando apenas os seus próprios interesses, ele, involuntariamente, prejudicou toda uma família.
II. Como era orgulhoso, preferiu declarar falida a firma a aceitar qualquer ajuda do sogro.
III. Desde criança sempre aspirava a uma posição de destaque, embora fosse tão humilde.
IV. Aspirando o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, desmaiou.

a) II, III, IV
b) I, II, III
e) I, III, IV
d) I, III
e) I, II

02- (IBGE) Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua:
a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável.
b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho do corte da cana.
c) O rapaz presenciou o trabalho dos canavieiros.
d) O fazendeiro agrediu-lhe sem necessidades.
e) Ao assinar o contrato, o usineiro visou, apenas, ao lucro pretendido.

03- (UFAM) Assinale o item em que há erro quanto à regência:
a) São essas as atitudes de que discordo.
b) Há muito já lhe perdoei.
c) Informo-lhe de que paguei o colégio.
d) Costumo obedecer a preceitos éticos.
e) A enfermeira assistiu irrepreensivelmente o doente.

sábado, 23 de março de 2013

Linguagem Verbal e Não Verbal

Linguagem é toda e qualquer forma de manifestação das nossas ideias, de nossos sentimentos, seja por meio da fala, da escrita ou de outros signos convencionais (escultura, pintura, música etc.)
Essas linguagens podem ser divididas em:
Verbais: aquela que faz uso da palavra (falada ou escrita): diálogo; informações via rádio, televisão ou imprensa; relatórios etc.

Não verbais: aquela que utiliza qualquer outro recurso que não seja a palavra: imagens, desenhos, símbolos, sons, gestos, tom de voz, expressões corporais etc.

Há também a linguagem mista, que utiliza tanto a verbal quanto a não verbal: histórias em quadrinhos (integra, simultaneamente, imagens, símbolos e diálogos); determinados textos publicitários (imagens e palavras)

 01.  (ENEM 2010)
Texto I


Época. 12 out. 2009 (adaptado).

Legenda: Chega ao Brasil o Kindle, o leitor eletrônico que guarda 1500 volumes e promete revolucionar o jeito como lemos.

Texto II
CONEXÃO SEM FIO NO BRASIL
Onde haverá cobertura de telefonia celular para baixar publicações para o Kindle

A capa da revista Época de 12 de outubro de 2009 traz um anúncio sobre o lançamento do livro digital no Brasil. Já o texto II traz informações referentes à abrangência de acessibilidade das tecnologias de comunicação e informação nas diferentes regiões do país. A partir da leitura dos dois textos, infere-se que o advento do livro digital no Brasil
a) possibilitará o acesso das diferentes regiões do país às informações antes restritas, uma vez que eliminará as distâncias, por meio da distribuição virtual.
b) criará a expectativa de viabilizar a democratização da leitura, porém, esbarra na ineficiência do acesso à internet por meio da telefonia celular, ainda deficiente no país.
c)  fará com que os livros impressos tornem-se obsoletos, em razão da diminuição dos gastos com os produtos digitais gratuitamente distribuídos pela internet.
d)  garantirá a democratização dos usos da tecnologia no país, levando em consideração as características de cada região no que se refere aos hábitos de leitura e acesso à informação.
e)   impulsionará o crescimento da qualidade da leitura dos brasileiros, uma vez que as características do produto permitem que a leitura aconteça a despeito das adversidades geopolíticas.

Leia a tira abaixo e responda à questão seguinte

02. A conversa entre Mafalda e seus amigos
a) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir.
b) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
c) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.
d) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.
e)  mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências



03. A charge acima enfoca:
a) a alienação da juventude, através da linguagem não-verbal.
b)  o analfabetismo digital, através da linguagem verbal.
c)  a dependência digital da juventude atual, através da linguagem mista.
d)  um alerta à responsabilidade com o meio, embora se viva na era digital.
e) um contraste entre a juventude atual e a juventude digital.

Texto 4
Escola pública está três anos atrás da privada
Aluno do nível fundamental pago supera jovem em ensino médio estatal
Aluno que estudou pelo menos oito anos no ensino fundamental numa escola privada sabe, em média, mais do que jovem que se forma no ensino médio público, curso que dura três anos a mais, no mínimo.
A conclusão aparece no resultado do Ideb, principal indicador de qualidade de ensino do Ministério da Educação, que será divulgado hoje. Os testes avaliam português e matemática.
Em matemática, a média dos estudantes ao final do ensino fundamental na rede privada foi de 294 pontos numa escala de zero a 500. Na escola pública, ao fim do ensino médio, com três anos a mais de aulas, a média é de apenas 266.
Segundo especialistas, o nível socioeconômico da família do aluno é preponderante no seu desempenho e por isso a rede privada tem as melhores notas.
Folha de São Paulo, 05/07/2010 (capa).

04. Com relação ao texto 4, está correto afirmar que
a) o texto conta a história de um aluno que terminou o ensino fundamental e obteve uma nota maior que um aluno concluinte do ensino médio.
b)  o Ideb afirma que as notas de alunos da escola pública são menores porque a família deles é mais pobre.
c)  os alunos que terminam o ensino médio não alcançam 50% da nota esperada pelo Ideb.
d) o melhor rendimento dos alunos que estudam em escola paga, de acordo com a Folha de São Paulo, se deve ao nível econômico de suas famílias.
e) as notas apresentadas pelos alunos que se formam no ensino médio público é inferior às notas apresentadas pelos alunos concluintes do ensino fundamental privado.


05. O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda
a) atribuir, no primeiro quadrinho, poder ilimitado ao dedo indicador.
b) considerar seu dedo indicador tão importante quanto o dos patrões.
c)  atribuir, no primeiro e no último quadrinhos, um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”.
d) usar corretamente a expressão “indicador de desemprego”, mesmo sendo criança
e) atribuir, no último quadrinho, fama exagerada ao dedo indicador dos patrões.


Gabarito




quarta-feira, 20 de março de 2013

Prova do TRT de 2012 - Nível Médio - Elaborada pela FCC


Nesta prova, a compreensão e a interpretação foram pouco exploradas. Houve valorização dos termos da oração (período simples), formas verbais, crase, pontuação e reescrita de texto.


As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

Um dos mitos narrados por Ovídio nas Metamorfoses conta a história de Aglauros. A jovem é irmã de Hersé, cuja beleza extraordinária desperta o desejo do deus Hermes. Apaixonado, o deus pede a Aglauros que interceda junto a Hersé e favoreça os seus amores por ela; Aglauros concorda, mas exige em troca um punhado de moedas de ouro. Isso irritou Palas Atena, que já detestava a jovem porque esta a espionara em outra ocasião. Não admitia que a mortal fosse recompensada por outro deus; decide vingar-se, e a vingança é terrível: Palas Atena vai à morada da Inveja e ordena-lhe que vá infectar a jovem Aglauros.
A descrição da Inveja feita por Ovídio merece ser relembrada, pois serviu de modelo a todos os que falaram desse sentimento: “A Inveja habita o fundo de um vale onde jamais se vê o sol. Nenhum vento o atravessa; ali reinam a tristeza e o frio, jamais se acende o fogo, há sempre trevas espessas. A palidez cobre o seu rosto e o olhar não se fixa em parte alguma. Ela ignora o sorriso, salvo aquele que é excitado pela visão da dor alheia. Assiste com despeito aos sucessos dos homens, e este espetáculo a corrói; ao dilacerar os outros, ela se dilacera a si mesma, e este é seu suplício”.
(Adaptado de Renato Mezan. “A inveja”. Os sentidos da paixão. São Paulo: Funarte e Cia. das Letras, 1987. p.124-25)

1.        Atente para as afirmações abaixo.
       I.   O autor sugere que se rememore a descrição da Inveja feita por Ovídio com base no fato de que antes dele nenhum autor de tamanha magnitude havia descrito esse sentimento de maneira inteligível.
     II.   A importância do mito de Aglauros deriva do fato de que, a partir dele, se explica de maneira coerente e lógica a origem de um dos males da personalidade humana.
    III.   Ao personificar a Inveja, Ovídio a descreve como alguém acometido por ressentimentos e condenado à infelicidade, na medida em que não tolera a alegria de outrem.

Está correto o que se afirma APENAS em
(A)     I e II.               (C) II e III.                               (E) III.
(B)     I e III.              (D) I.

2.        ... mas exige em troca um punhado de moedas de ouro.
Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:
(A)     são exigidos.                   (D) foi exigido.
(B)     é exigida.                        (E) foram exigidas.
(C)    é exigido.

3.        Levando-se em conta as alterações necessárias, o termo grifado foi substituído corretamente por um pronome em:
(A)     A Inveja habita o fundo de um vale = habitá-lo
(B)     jamais se acende o fogo = lhe acende
(C)    serviu de modelo a todos = serviu-os
(D)    infectar a jovem Aglauros = infectá-la
(E)     ao dilacerar os outros = dilacerar-lhes

4.        Ela ignora o sorriso, salvo aquele que é excitado pela visão da dor alheia.
Mantendo-se a correção, a lógica e o sentido original, o elemento grifado acima pode ser substituído por:
(A)     afora.                              (D) sobre.
(B)     através.                          (E) embora.
(C)    de encontro.

5.        ... e favoreça os seus amores por ela...
O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em:
(A)     A jovem é irmã de Hersé...
(B)     ... este espetáculo a corrói...
(C)    ... Palas Atena vai à morada da Inveja...
(D)    ... e ordena-lhe que...
(E)     Assiste com despeito aos sucessos dos homens...

6.        ... que já detestava a jovem...
O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em:
(A)     A Inveja habita o fundo de um vale...
(B)     ... todos os que falaram desse sentimento...
(C)    ... porque esta a espionara...
(D)    ... que interceda junto a Hersé...
(E)     Não admitia que a mortal...

7.        Atente para as afirmações abaixo sobre o seguinte fragmento do texto.
Isso irritou Palas Atena, que já detestava a jovem porque esta a espionara em outra ocasião. Não admitia que a mortal fosse recompensada por outro deus; decide vingarse, e a vingança é terrível: Palas Atena vai à morada da Inveja e ordena-lhe que vá infectar a jovem Aglauros.

I.   De acordo com o contexto, os pronomes grifados acima se referem, respectivamente, à atitude de Aglauros e a Palas Atena.
II.   A vírgula colocada imediatamente após Atena poderia ser suprimida sem prejuízo para a correção e o sentido original.
III.   Os dois-pontos introduzem uma síntese do que foi dito antes.

Está correto o que se afirma APENAS em
(A)     I.                     (C) II e III.                               (E) I e III.
(B)     II.                    (D) I e II.

8.        Uma vez ...... as limitações fundamentais da condição humana, é possível dominar a fantasia e ...... as possibilidades concretas que se ...... para todos nós.
Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:
(A)     aceita - testar - abrem
(B)     aceitas - testar - abrem
(C)    aceita - testarem - abre
(D)    aceitas - testar - abre
(E)     aceita - testarem - abrem

9.        O invejoso procura destruir a felicidade alheia.
O invejoso age movido também pelo ódio.
O invejoso nutre a expectativa de que o término da felicidade alheia traga felicidade a ele.

As frases acima se articulam com correção e lógica em:
(A)     Movido também pelo ódio, o invejoso procura destruir a felicidade alheia, pois nutre a expectativa de que o seu término lhe traga felicidade.
(B)     Com a expectativa na qual o término da felicidade do outro lhe traz felicidade, o invejoso, age também pelo ódio e procura destruí-lo.
(C)    Por acreditar que, o término da felicidade alheia lhe trará felicidade, o invejoso procura destruir-lhe, agindo, também, pelo ódio.
(D)    O invejoso, o qual age movido também pelo ódio, onde procura destruir a felicidade alheia, nutre a expectativa de que o término desta lhe traga felicidade.
(E)     Como nutre a expectativa, de que o término da felicidade alheia lhe traga felicidade, o invejoso o qual procura destruir a felicidade alheia, agindo também pelo ódio.

10.  Apesar de comumente confundidas, a admiração e a inveja não pertencem ...... mesma categoria de afetos, pois a última causa prejuízo ...... autoestima e leva, constantemente, ...... sensações de insatisfação e angústia.
Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:
(A)  a - a - à
(B)  a - à - a
(C)  à - à - a
(D)  à - a - à
(E)  à - à - à

Gabarito