Total de visualizações de página

domingo, 8 de dezembro de 2013

Exercício sobre Colocação Pronominal - Parte 1

01. Assinale a alternativa em que há um grave erro de colocação pronominal.
a) Não sei por que te hei de seguir os passos.
b) Os exames, traga-lhos agora mesmo.
c) Ela não se conteve.
d) Direi-lhe tudo o que sei.
e) O que se não deve dizer.

02. Marque a opção em que a colocação pronominal está correta:
a) Me conta tudo.
b) Não disse-lhe nada.
c) Diga-me toda a verdade.
d) Contarei-lhe a notícia agora.

03. Assinale a alternativa que completa os espaços corretamente na frase:
Quando __ necessário, __ relatado aquilo que __ dito.
a) Se fizer – lhe será – foi-me
b) Fizer-se – ser-lhe-á –me foi
c) Fizer-se – lhe será – me foi
d) Fizer-se – ser-lhe-á – foi-me
e) Se fizer – ser-lhe-á – me foi

04. A única alternativa que foge às possibilidades de colocação do pronome oblíquo átono é:
a) Não venham dizer-me que a morte oferece vantagens.
b) Não me venham dizer que a morte oferece vantagens.
c) Alguém tinha lembrado-me que a morte oferece vantagens.
d) Vieram-me dizer que a morte oferece vantagens.
e) Ter-me-iam lembrado que a morte ofereceu vantagens.

05. Marque a opção cuja colocação do pronome sublinhado obedece à norma culta:
a) As universidades já têm cursos especiais para alunos da terceira idade que se querem reciclar.
b) A diferença para as turmas convencionais é uma só: ninguém submete-se a provas e exames.
c) Os meninos nunca deram-se a oportunidade de cantar coisa mais elaborada.
d) Se pode correr 100 metros em cinco segundos quando se é um atleta.
e) Farão-se as garantias da pesquisa para que os resultados sejam bons.

06. Reescreva as frases, colocando na posição conveniente os pronomes oblíquos dos parênteses.
Eles jamais criticaram. (Te)


Definirão brevemente as novas medidas econômicas. (Se)


Encontrei amanhã com alguns amigos. (Me)


Você Conhece as pessoas com as quais encontrarei. (Me)

07. Substitua as expressões em destaque por uma forma pronominal.
Queríamos ver nossos amigos para matar a saudade.


Convidaram o professor para uma entrevista na escola.


Localizaram os fugitivos num sítio distante.


Vendemos nossos móveis usados por um preço irrisório. 


Clique AQUI para ver gabarito

Nenhum comentário:

Postar um comentário