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sábado, 23 de março de 2013

Linguagem Verbal e Não Verbal

Linguagem é toda e qualquer forma de manifestação das nossas ideias, de nossos sentimentos, seja por meio da fala, da escrita ou de outros signos convencionais (escultura, pintura, música etc.)
Essas linguagens podem ser divididas em:
Verbais: aquela que faz uso da palavra (falada ou escrita): diálogo; informações via rádio, televisão ou imprensa; relatórios etc.

Não verbais: aquela que utiliza qualquer outro recurso que não seja a palavra: imagens, desenhos, símbolos, sons, gestos, tom de voz, expressões corporais etc.

Há também a linguagem mista, que utiliza tanto a verbal quanto a não verbal: histórias em quadrinhos (integra, simultaneamente, imagens, símbolos e diálogos); determinados textos publicitários (imagens e palavras)

 01.  (ENEM 2010)
Texto I


Época. 12 out. 2009 (adaptado).

Legenda: Chega ao Brasil o Kindle, o leitor eletrônico que guarda 1500 volumes e promete revolucionar o jeito como lemos.

Texto II
CONEXÃO SEM FIO NO BRASIL
Onde haverá cobertura de telefonia celular para baixar publicações para o Kindle

A capa da revista Época de 12 de outubro de 2009 traz um anúncio sobre o lançamento do livro digital no Brasil. Já o texto II traz informações referentes à abrangência de acessibilidade das tecnologias de comunicação e informação nas diferentes regiões do país. A partir da leitura dos dois textos, infere-se que o advento do livro digital no Brasil
a) possibilitará o acesso das diferentes regiões do país às informações antes restritas, uma vez que eliminará as distâncias, por meio da distribuição virtual.
b) criará a expectativa de viabilizar a democratização da leitura, porém, esbarra na ineficiência do acesso à internet por meio da telefonia celular, ainda deficiente no país.
c)  fará com que os livros impressos tornem-se obsoletos, em razão da diminuição dos gastos com os produtos digitais gratuitamente distribuídos pela internet.
d)  garantirá a democratização dos usos da tecnologia no país, levando em consideração as características de cada região no que se refere aos hábitos de leitura e acesso à informação.
e)   impulsionará o crescimento da qualidade da leitura dos brasileiros, uma vez que as características do produto permitem que a leitura aconteça a despeito das adversidades geopolíticas.

Leia a tira abaixo e responda à questão seguinte

02. A conversa entre Mafalda e seus amigos
a) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir.
b) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
c) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.
d) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.
e)  mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências



03. A charge acima enfoca:
a) a alienação da juventude, através da linguagem não-verbal.
b)  o analfabetismo digital, através da linguagem verbal.
c)  a dependência digital da juventude atual, através da linguagem mista.
d)  um alerta à responsabilidade com o meio, embora se viva na era digital.
e) um contraste entre a juventude atual e a juventude digital.

Texto 4
Escola pública está três anos atrás da privada
Aluno do nível fundamental pago supera jovem em ensino médio estatal
Aluno que estudou pelo menos oito anos no ensino fundamental numa escola privada sabe, em média, mais do que jovem que se forma no ensino médio público, curso que dura três anos a mais, no mínimo.
A conclusão aparece no resultado do Ideb, principal indicador de qualidade de ensino do Ministério da Educação, que será divulgado hoje. Os testes avaliam português e matemática.
Em matemática, a média dos estudantes ao final do ensino fundamental na rede privada foi de 294 pontos numa escala de zero a 500. Na escola pública, ao fim do ensino médio, com três anos a mais de aulas, a média é de apenas 266.
Segundo especialistas, o nível socioeconômico da família do aluno é preponderante no seu desempenho e por isso a rede privada tem as melhores notas.
Folha de São Paulo, 05/07/2010 (capa).

04. Com relação ao texto 4, está correto afirmar que
a) o texto conta a história de um aluno que terminou o ensino fundamental e obteve uma nota maior que um aluno concluinte do ensino médio.
b)  o Ideb afirma que as notas de alunos da escola pública são menores porque a família deles é mais pobre.
c)  os alunos que terminam o ensino médio não alcançam 50% da nota esperada pelo Ideb.
d) o melhor rendimento dos alunos que estudam em escola paga, de acordo com a Folha de São Paulo, se deve ao nível econômico de suas famílias.
e) as notas apresentadas pelos alunos que se formam no ensino médio público é inferior às notas apresentadas pelos alunos concluintes do ensino fundamental privado.


05. O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda
a) atribuir, no primeiro quadrinho, poder ilimitado ao dedo indicador.
b) considerar seu dedo indicador tão importante quanto o dos patrões.
c)  atribuir, no primeiro e no último quadrinhos, um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”.
d) usar corretamente a expressão “indicador de desemprego”, mesmo sendo criança
e) atribuir, no último quadrinho, fama exagerada ao dedo indicador dos patrões.


Gabarito




11 comentários:

  1. Respostas

    1. criará a expectativa de viabilizar a democratização da leitura, porém, esbarra na ineficiência do acesso à internet por meio da telefonia celular, ainda deficiente no país.

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    2. revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir.

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  2. Acho a charge "Juventude Digital" inteligentíssima, simplesmente maravilhosa. Mas o texto do balão tem erros de pontuação. Será que o autor permite que a gente corrija isso?

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    1. a dependência digital da juventude atual, através da linguagem mista.

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  3. as notas apresentadas pelos alunos que se formam no ensino médio público é inferior às notas apresentadas pelos alunos concluintes do ensino fundamental privado.

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  4. usar corretamente a expressão “indicador de desemprego”, mesmo sendo criança

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