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quarta-feira, 20 de março de 2013

Prova do TRT de 2012 - Nível Médio - Elaborada pela FCC


Nesta prova, a compreensão e a interpretação foram pouco exploradas. Houve valorização dos termos da oração (período simples), formas verbais, crase, pontuação e reescrita de texto.


As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

Um dos mitos narrados por Ovídio nas Metamorfoses conta a história de Aglauros. A jovem é irmã de Hersé, cuja beleza extraordinária desperta o desejo do deus Hermes. Apaixonado, o deus pede a Aglauros que interceda junto a Hersé e favoreça os seus amores por ela; Aglauros concorda, mas exige em troca um punhado de moedas de ouro. Isso irritou Palas Atena, que já detestava a jovem porque esta a espionara em outra ocasião. Não admitia que a mortal fosse recompensada por outro deus; decide vingar-se, e a vingança é terrível: Palas Atena vai à morada da Inveja e ordena-lhe que vá infectar a jovem Aglauros.
A descrição da Inveja feita por Ovídio merece ser relembrada, pois serviu de modelo a todos os que falaram desse sentimento: “A Inveja habita o fundo de um vale onde jamais se vê o sol. Nenhum vento o atravessa; ali reinam a tristeza e o frio, jamais se acende o fogo, há sempre trevas espessas. A palidez cobre o seu rosto e o olhar não se fixa em parte alguma. Ela ignora o sorriso, salvo aquele que é excitado pela visão da dor alheia. Assiste com despeito aos sucessos dos homens, e este espetáculo a corrói; ao dilacerar os outros, ela se dilacera a si mesma, e este é seu suplício”.
(Adaptado de Renato Mezan. “A inveja”. Os sentidos da paixão. São Paulo: Funarte e Cia. das Letras, 1987. p.124-25)

1.        Atente para as afirmações abaixo.
       I.   O autor sugere que se rememore a descrição da Inveja feita por Ovídio com base no fato de que antes dele nenhum autor de tamanha magnitude havia descrito esse sentimento de maneira inteligível.
     II.   A importância do mito de Aglauros deriva do fato de que, a partir dele, se explica de maneira coerente e lógica a origem de um dos males da personalidade humana.
    III.   Ao personificar a Inveja, Ovídio a descreve como alguém acometido por ressentimentos e condenado à infelicidade, na medida em que não tolera a alegria de outrem.

Está correto o que se afirma APENAS em
(A)     I e II.               (C) II e III.                               (E) III.
(B)     I e III.              (D) I.

2.        ... mas exige em troca um punhado de moedas de ouro.
Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:
(A)     são exigidos.                   (D) foi exigido.
(B)     é exigida.                        (E) foram exigidas.
(C)    é exigido.

3.        Levando-se em conta as alterações necessárias, o termo grifado foi substituído corretamente por um pronome em:
(A)     A Inveja habita o fundo de um vale = habitá-lo
(B)     jamais se acende o fogo = lhe acende
(C)    serviu de modelo a todos = serviu-os
(D)    infectar a jovem Aglauros = infectá-la
(E)     ao dilacerar os outros = dilacerar-lhes

4.        Ela ignora o sorriso, salvo aquele que é excitado pela visão da dor alheia.
Mantendo-se a correção, a lógica e o sentido original, o elemento grifado acima pode ser substituído por:
(A)     afora.                              (D) sobre.
(B)     através.                          (E) embora.
(C)    de encontro.

5.        ... e favoreça os seus amores por ela...
O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em:
(A)     A jovem é irmã de Hersé...
(B)     ... este espetáculo a corrói...
(C)    ... Palas Atena vai à morada da Inveja...
(D)    ... e ordena-lhe que...
(E)     Assiste com despeito aos sucessos dos homens...

6.        ... que já detestava a jovem...
O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em:
(A)     A Inveja habita o fundo de um vale...
(B)     ... todos os que falaram desse sentimento...
(C)    ... porque esta a espionara...
(D)    ... que interceda junto a Hersé...
(E)     Não admitia que a mortal...

7.        Atente para as afirmações abaixo sobre o seguinte fragmento do texto.
Isso irritou Palas Atena, que já detestava a jovem porque esta a espionara em outra ocasião. Não admitia que a mortal fosse recompensada por outro deus; decide vingarse, e a vingança é terrível: Palas Atena vai à morada da Inveja e ordena-lhe que vá infectar a jovem Aglauros.

I.   De acordo com o contexto, os pronomes grifados acima se referem, respectivamente, à atitude de Aglauros e a Palas Atena.
II.   A vírgula colocada imediatamente após Atena poderia ser suprimida sem prejuízo para a correção e o sentido original.
III.   Os dois-pontos introduzem uma síntese do que foi dito antes.

Está correto o que se afirma APENAS em
(A)     I.                     (C) II e III.                               (E) I e III.
(B)     II.                    (D) I e II.

8.        Uma vez ...... as limitações fundamentais da condição humana, é possível dominar a fantasia e ...... as possibilidades concretas que se ...... para todos nós.
Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:
(A)     aceita - testar - abrem
(B)     aceitas - testar - abrem
(C)    aceita - testarem - abre
(D)    aceitas - testar - abre
(E)     aceita - testarem - abrem

9.        O invejoso procura destruir a felicidade alheia.
O invejoso age movido também pelo ódio.
O invejoso nutre a expectativa de que o término da felicidade alheia traga felicidade a ele.

As frases acima se articulam com correção e lógica em:
(A)     Movido também pelo ódio, o invejoso procura destruir a felicidade alheia, pois nutre a expectativa de que o seu término lhe traga felicidade.
(B)     Com a expectativa na qual o término da felicidade do outro lhe traz felicidade, o invejoso, age também pelo ódio e procura destruí-lo.
(C)    Por acreditar que, o término da felicidade alheia lhe trará felicidade, o invejoso procura destruir-lhe, agindo, também, pelo ódio.
(D)    O invejoso, o qual age movido também pelo ódio, onde procura destruir a felicidade alheia, nutre a expectativa de que o término desta lhe traga felicidade.
(E)     Como nutre a expectativa, de que o término da felicidade alheia lhe traga felicidade, o invejoso o qual procura destruir a felicidade alheia, agindo também pelo ódio.

10.  Apesar de comumente confundidas, a admiração e a inveja não pertencem ...... mesma categoria de afetos, pois a última causa prejuízo ...... autoestima e leva, constantemente, ...... sensações de insatisfação e angústia.
Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:
(A)  a - a - à
(B)  a - à - a
(C)  à - à - a
(D)  à - a - à
(E)  à - à - à

Gabarito




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