Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de março de 2013

Gabarito - Questões discursivas - Orações Substantivas

Classifique as orações substantivas destacadas:
a) "Eu sei que a poesia está para a prosa / Assim como o amor está para a amizade." (Caetano Veloso)
R= objetiva direta

b) "Bem se vê que és um selvagem." (Coelho Neto)
R= subjetiva

c) "... tenho certeza de que eu representaria uma fuga imperdoável ao destino simplesmente humano..." (Clarice Lispector)
R= completiva nominal

d) "Também é bom que o estado de graça demore um pouco." (Clarice Lispector)
R= subetiva

e) "O compositor me disse / Que eu cantasse distraidamente essa canção." (Gilberto Gil)
R= objetiva direta

f) Acontece, também, que Pé-de-Meia não quer saber de histórias." (Mário Palmério)

g) "É verdade que estamos morrendo todos os dias insensivelmente " (Cecília Meireles)
R= subjetiva

h) "Seus olhos doces nada disseram, mas ainda assim convenci-me de que era esse o problema. (Orígenes Lessa)
R= objetiva indireta

i) "Os ornitólogos devem saber se isso é caso comum ou raro." (Cecília Meireles)
R= objetiva direta

j) "E no entanto, eu estava certa de que ninguém subira." (Dinah)
R= completiva nominal

k) "Não sei por que os menisnos gostavam tanto das máquinas." (José Lins)
R= objetiva direta

l) "Mas a verdade é que você faz um papel subalterno." (Machado de Assis)
R= predicativa

Um comentário: