Total de visualizações de página

domingo, 28 de abril de 2013

Orações Subordinadas Substantivas - Questões discursivas

As orações substantivas exercem as funções próprias de um substantivo:
Aguardamos a sua visita. (substantivo)

Aguardamos que você nos visite. (oração subordinada substantiva)

De acordo com a função, as orações subordinadas substantivas recebem as seguintes denominações: subjetivas, objetivas diretas, objetivas indiretas, completivas nominais, predicativas e apositivas.

Classifique as orações substantivas destacadas:
a) "Eu sei que a poesia está para a prosa / Assim como o amor está para a amizade." (Caetano Veloso)

b) "Bem se vê que és um selvagem." (Coelho Neto)

c) "... tenho certeza de que eu representaria uma fuga imperdoável ao destino simplesmente humano..." (Clarice Lispector)

d) "Também é bom que o estado de graça demore um pouco." (Clarice Lispector)

e) "O compositor me disse / Que eu cantasse distraidamente essa canção." (Gilberto Gil)

f) Acontece, também, que Pé-de-Meia não quer saber de histórias." (Mário Palmério)

g) "É verdade que estamos morrendo todos os dias insensivelmente " (Cecília Meireles)

h) "Seus olhos doces nada disseram, mas ainda assim convenci-me de que era esse o problema. (Orígenes Lessa)

i) "Os ornitólogos devem saber se isso é caso comum ou raro." (Cecília Meireles)

j) "E no entanto, eu estava certa de que ninguém subira." (Dinah)

k) "Não sei por que os menisnos gostavam tanto das máquinas." (José Lins)

l) "Mas a verdade é que você faz um papel subalterno." (Machado de Assis)

Confira o gabarito aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário